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presidente, presidir

A palavra latina præ-sedere (sentar-se diante), corresponde à grega pro-estos, empregada por S. Justino na sua Apologia, no ano 150 (cf. I, 65-67), para designar aquele que preside à celebração eucarística.
Dentro de uma comunidade que celebra o mistério salvador de Cristo, há um ministro que preside, fazendo as vezes de Cristo. Os motivos deste ministério presidencial não são meramente funcionais ou de dinâmica de grupos. São teológicos.
Antes de mais, o presidente é o sacramento da presença de Cristo no meio da sua comunidade. O Catecismo chama-lhe «“ícone” de Cristo-Sacerdote» (CIC 1142). Cristo é o autêntico guia, mestre e animador da celebração: o presidente, actuando «in persona Christi capitis» (na pessoa de Cristo-Cabeça), exerce o ministério de visibilizar esta presença misteriosa e oculta de Cristo, que continua a actuar, a ensinar, a perdoar e a orar, agora, por meio do seu ministro.
Em segundo lugar, o presidente, representando Cristo-Cabeça, completa a comunidade e torna-a sinal vivo e realização concentrada da Igreja. Toda a comunidade tem carácter sacerdotal, pelo Baptismo, mas só alcança a plenitude de Povo de Deus com o presidente que faz as vezes de Cristo e, assim, pode celebrar os sinais sacramentais centrais da sua salvação.
Além disso, o presidente expressa de um modo explícito a comunhão desta assembleia concreta com o próprio bispo e com os outros bispos da Igreja universal, unidos ao Papa. O presidente é uma testemunha vivente da catolicidade e da sucessão apostólica da Igreja: ou seja, da comunhão, no espaço e na história. «Toda a legítima celebração da Eucaristia é dirigida pelo Bispo, quer pessoalmente, quer pelos presbíteros, seus colaboradores. […] Isto faz-se, não para aumentar a so¬lenidade externa, mas para significar
de forma mais clara o mistério da Igre-ja, que é sacramento de unidade» (IGMR 92).
O presidente de uma celebração é, em alguns casos mais centrais e expressivos da comunhão eclesial, o bispo (ordenações, dedicação das igrejas, etc.), noutros, um presbítero (Eucaristia, Penitência), ou um diácono (Matrimónio, Baptismo) e, em outros casos, um leigo (celebrações da Palavra ou de oração, ou algumas bênçãos).
As actuações mais especificamente presidenciais, na Eucaristia, são:
• a homilia, na qual o presidente, personificando Cristo-Mestre, explica e aplica à comunidade a Palavra que se acaba de proclamar;
• a Oração Eucarística, na qual, em nome de todos, bendiz a Deus, faz memória e oferece o sacrifício pascal de Cristo e invoca a vinda do Espírito sobre os dons da comunidade;
• há outras orações, nas quais também actua como presidente (a colecta, a conclusão da Oração Universal, a oração sobre as oferendas e a Pós-
-Comunhão);
• também na saudação inicial e na bênção final: em nome de Cristo recebe e despede a comunidade.