Páginas

Pregão (Precónio)

Do latim, præ-conium (anúncio solene ou pregão) de um acontecimento importante, proclamado diante da comunidade. Um pregão pode ser notificação oficial de parte da autoridade, ou inauguração solene de umas festas populares.
Na Liturgia, diz-se sobretudo do anúncio gozoso que, na Vigília Pascal, faz o diácono, no começo da celebração, proclamando os louvores da noite enternecedora que a comunidade começa a celebrar, e na qual se anunciará, a seu tempo (no Evangelho), a grande notícia da Ressurreição do Senhor. O nome de «pregão pascal» é mais feliz do que «bênção do círio» que se lhe dava, noutros tempos.
O pregão pascal proclama-se do ambão – com categoria importante, portanto – e, se parecer oportuno, depois de ter incensado o Círio, símbolo de Cristo-Luz. A comunidade escuta-o, tendo nas mãos as velas acesas.
«As Conferências Episcopais podem introduzir no precónio certas acla¬mações para serem ditas pelo povo» (CFP 84; EDREL 3194).
Também se poderia paralelamente organizar um pregão na noite de Natal, no começo da «Missa do Galo», com uma fórmula bem preparada, a partir da «calenda» que, antes, se dizia em Prima.