Páginas

leitura patrística

leitura patrística
«Segundo a tradição da Igreja Romana, no ofício de Leitura, à leitura bíblica segue-se outra tirada dos Santos Padres ou dos Escritores eclesiásticos, com o seu responsório, a não ser quando haja uma leitura hagiográfica» (IGLH 159). 
«Nesta leitura são apresentados extractos das obras dos Santos Padres, Doutores da Igreja e outros Escritores eclesiásticos, pertencentes tanto à Igreja Ocidental como Oriental, com preferência, claro está, pelos Santos Padres que na Igreja gozam de particular autoridade» (IGLH 160; cf. 163-165). Os Padres são mestres brilhantes na leitura da Bíblia, testemunhas privilegiadas da tradição eclesial, mestres de vida espiritual, pedagogos na aplicação da palavra revelada aos diversos tempos e situações culturais e guias óptimos para a vivência do Ano Litúrgico. 
A nova Liturgia das Horas, fruto da última reforma, oferece uma selecção bastante distinta da anterior, e a tendência é a de ampliar a oferta destas leituras, fazendo um Leccionário complementar livre, e convidando, além disso, as Conferências Episcopais a organizar outros mais apropriados à sua região.