Páginas

Leitura breve

Leitura breve
A Palavra de Deus comunica-se à assembleia: às vezes em páginas mais longas, como na Eucaristia e no ofício de Leitura; e outras, como em Laudes, Vésperas, Hora Intermédia e Completas, em pas¬sagens mais breves. 
A Leitura Breve – capitulum – está assinalada de acordo com as características do dia, do tempo ou da festa. «Há-de ser lida e escutada como verdadeira proclamação da Palavra de Deus, na qual se propõe, de uma forma incisiva, um pensamento sagrado e é posta em relevo alguma frase mais breve que na leitura contínua da Sagrada Escritura passaria despercebida» (IGLH 45). 
A introdução à Liturgia das Horas explica as quatro séries semanais de leituras breves para o Tempo Comum, além das próprias dos tempos fortes e do Santoral; assim como os critérios da sua selecção e a flexibilidade para seu uso (cf. IGLH 156-158). 
Estas leituras breves têm depois um espaço de reflexão que pode tomar a forma de uma breve homilia ou comentário, ou de um cântico breve adequado, ou então do responsório breve que consta no livro da Liturgia das Horas.