Páginas

impropérios

impropérios
 

Significa reprovação. Na Liturgia, aplica-se às queixas de Jesus contra o seu povo, que se entoam durante a adoração da Cruz, em Sexta-Feira Santa. O rito da adoração teve a sua origem em Jerusalém, donde passou aos ritos galicano e hispânico e, a seguir, ao romano. O texto actual destas lamentações ou impropérios é do século IX. 
Há dois planos misturados: a queixa de Javé contra Israel, no AT, e a de Jesus crucificado dirigida ao seu povo, no NT: «Meu povo, que te fiz eu, em que te contristei Responde-me. Eu tirei-te do Egipto, submergindo o Faraó no Mar Vermelho e tu entregaste-me aos príncipes dos sacerdotes.» 
O canto dos impropérios conclui com um triságio de Louvor: «Hágios o Theós» (Deus Santo). Além disso, o Missal convida a cantar, neste momento, o hino Cruz fiel e redentora. O povo crente «desagrava» assim, expressivamente, os motivos da queixa de Jesus.