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Ofício de Leitura

A hora de oração, que antes se chamava Matinas, agora recebe o nome de «Ofício de Leitura» (Officium Lectionis) ou ainda «Ofício de Leituras», porque são duas, a bíblica e a patrística ou hagiográfica. 
Esta hora «é por excelência uma celebração litúrgica da Palavra de Deus» (IGLH 29) e «visa proporcionar ao povo, e muito especialmente àqueles que de modo peculiar estão consagrados ao Senhor, uma meditação mais rica da Sagrada Escritura e das mais belas páginas dos autores espirituais» (IGLH 55). Aos ministros ordenados recorda-se-lhes de modo especial que «devem procurar aproveitar-se destas riquezas, de modo que a Palavra de Deus que em si mesmos receberam a possam dispensar a todos» (IGLH 55). Assim «se desempenharão cada dia do múnus que por título peculiar lhes incumbe, que é o de acolher a Palavra de Deus, a fim de se tornarem mais perfeitos discípulos do Senhor e mais profundamente saborearem as insondáveis riquezas de Cristo» (IGLH 29). 
Antes da reforma, esta hora canónica tinha carácter nocturno. Agora, «embora na recitação coral mantenha o seu carácter de louvor nocturno, seja adaptada de modo a poder recitar-se a qualquer hora do dia, tenha menos salmos e leituras mais longas» (SC 89). Por isso, há uma dupla série de hinos: para os que celebram esta hora em horas nocturnas e para os que o fazem durante o dia. 
Na IGLH 60-69 descreve-se a estrutura do Ofício de leitura: invitatório, versículo, hino, salmodia, leitura bíblica, leitura patrística ou hagiográfica, Te Deum e oração própria do dia. Pretendeu-se que, no seu conjunto, esta hora, não só tenha leituras, mas que as mesmas se façam em clima de oração, com salmos e orações (cf. IGLH 56). 
Na IGLH 143-155, descrevem-se, além disso, os princípios pelos quais se organizou a leitura bíblica no Ofício de Leitura, com a dupla finalidade de alimentar a fé dos orantes com a Palavra revelada, e adaptar a sua leitura aos diversos tempos litúrgicos e festas. Neste documento oferecia-se e motivava-se um «duplo *ciclo de leitura bíblica», com a finalidade de que nos dois anos se pudesse ler praticamente toda a Bíblia. Mas depois, na prática, editou-se o livro oficial da Liturgia das Horas apenas com um ciclo. A situação corrigir-se-á com a aparição do «tomo V» da Liturgia das Horas, com a organização bienal das leituras bíblicas e a oferta de outras leituras patrísticas alternativas, o que corresponde melhor à disposição conciliar de uma mesa mais abundante da Palavra de Deus também fora da Missa.