Páginas

mestre de cerimónias

O mestre de cerimónias, em colaboração com o presidente e os outros ministros, prepara e dirige a celebração (cf. IGMR 106). É o Cerimonial dos Bispos (cf. CB 34-36) o que melhor descreve a sua missão, precisamente nas celebrações presididas pelo bispo, que podem ser mais complexas e requerem mais cuidado no seu ritmo e realização. 
O mestre de cerimónias prepara tudo detalhadamente, e, depois, dirige os diversos momentos da celebração, coordena os ministérios e ajuda a que o ritmo da acção litúrgica seja o mais adequado possível para a participação activa de toda a comunidade. E isto realiza-o com discrição, paciência, diligência e fé profunda, participando ele mesmo, em primeiro lugar, no mistério que se celebra. Por isso, além de conhecer a técnica e dinâmica da celebração, deve estar imbuído de espírito litúrgico e de sentido pastoral. 
Fundamentalmente, é o diácono que assume este ministério nas celebrações, e na sua falta, de uma maneira mais discreta, o que realiza a função de monitor ou animador da celebração.