Páginas

ritual

É, na Liturgia Romana, o livro dos ritos sacramentais. No rito hispânico chama-se *Liber Ordinum. 
Depois de uma evolução de muitos séculos, com livros separados ou unificados (o primeiro ritual impresso foi o *Liber Sacerdotalis, de A. Castellani, em 1523), Paulo V publicou, em 1614, o Ritual Romano, pós-tridentino, do qual se fizeram numerosas edições, com correcções sucessivas. 
Na reforma empreendida pelo Vaticano II não se publicou um Ritual completo, que agrupasse todos os sacramentos, mas Rituais para cada um deles: assim temos o do Baptismo, da Iniciação Cristã dos Adultos, da Confirmação, da Penitência, da Dedicação da Igreja e do Altar, da Profissão Religiosa, das Exéquias, etc. Ou seja, de todos os sacramentos e sacramentais. Seria de desejar que houvesse uma edição mais global, ao menos dos sacramentos da Iniciação, com Preliminares também mais gerais, que se referissem a todos os sacramentos. 
Para além do Ritual Geral da Igreja, há Rituais particulares de famílias religiosas, de dioceses ou regiões, segundo a margem de adaptação que os mesmos livros litúrgicos gerais deixam aos Episcopados, sobretudo nas celebrações da Iniciação cristã, do Matrimónio ou das Exéquias. O Concílio determinou que, «a competente autoridade eclesiástica territorial […] prepare, o mais de¬pres¬sa possível os Rituais particulares, de acordo com a nova edição do Ritual Ro¬mano, adaptados adaptados às necessidades de cada uma das regiões» (SC 63).