Páginas

rito

Chama-se «ritos» aos gestos e textos que exprimem e configuram uma acção sagrada. A palavra latina ritus poderá derivar do sânscrito riti (disposição, costume, modo de se conduzir). Assinala-se com ritos a nossa actuação na acção sagrada, diante de Deus e da comunidade. Ao longo da história, a palavra «rito, ritos» foi muitas vezes sinónimo de «liturgia». Com efeito, a Liturgia tem muito de ritualidade, com linguagem de gestos e acções muito em consonância com o sistema cultural de um povo, e que nos ajudam a exprimir o que sentimos e celebramos. 
Pelo perigo desse sentido se associar demasiado ao seu aspecto exterior ou cerimonial, agora, preferem-se as expressões «celebração» ou «acção litúrgica» (cf. SC 7.26.112). 
Esta palavra aparece ainda com outra acepção. Fala-se de «ritos» ou «famílias litúrgicas», em referência ao conjunto de ritos, textos, leituras e calendários que compõem, por exemplo, o «rito bizantino», o «rito romano», o «rito hispânico» e outros, como o bracarense, pertencentes a diversas regiões ou famílias religiosas. No Concílio Vaticano II, fala-se dos critérios de reforma que afectam só o rito romano e dos que também interpelam os outros ritos (cf. SC 3), e declara-se que a Igreja «considera iguais em direitos e honra todos os ritos legitimamente reconhecidos» (SC 4).